Em 17 de Novembro de 2015, durante a 38º Conferência Geral realizada em Paris, os Estados-Membros da UNESCO aprovaram o estatuto do novo programa International Geoscience and Geoparks Programme – IGGP, bem como as orientações operacionais do UNESCO Global Geoparque.

UNESCO Global Geoparque expressa a importância da gestão de sítios de excepcional interesse geológico na história da Terra, como forma de integrar comunidades locais numa abordagem sustentável no desenvolvimento socioambiental e econômico de seus territórios.

A oficialização deste selo estabelece o reconhecimento internacional da antiga Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN), que atualmente apresenta 120 geoparques em 33 países, e permite que a UNESCO se aproxime dos atuais desafios da sociedade relativos às Ciências da Terra.

Até o presente momento, o Brasil apresenta apenas o Geopark Araripe/CE como membro da Rede Global de Geoparques (GGN), fato este que cria uma excelente oportunidade a outros territórios candidatos de receberem o mesmo reconhecimento e promoção internacional.

A Geodiversidade Soluções Geológicas Ltda. é uma empresa que presta assessoria técnica em planejamento e implementação da estratégia de desenvolvimento de geoparques, com vista a sua candidatura à UNESCO Global Geoparque.