Educação em Geociências

Promoção de ações educativas de sensibilização da sociedade na valorização e no reconhecimento da importância científica e ambiental das geociências, com destaque especial às questões relacionadas com geoconservação.

A geoconservação é a ciência relacionada à caracterização, avaliação, utilização e gestão sustentável do patrimônio geológico. Possibilita a conservação e gestão de geossítios, locais que apresentam valor singular do ponto de vista científico e que possibilitam o reconhecimento, o estudo e a interpretação da história e evolução geológica do planeta Terra. Os geossítios necessitam ser conservados, divulgados e podem ainda ser promovidos a partir do geoturismo.

Os serviços são dirigidos à sociedade em geral, territórios de geoparques, gestores estaduais e municipais, unidades de conservação, escolas e universidades, museus e iniciativa privada. É dada particular atenção ao uso de uma linguagem acessível e direcionada ao público que se pretende capacitar e conscientizar.

SERVIÇOS:

  • Cursos e Palestras
  • Elaboração de programas educativos em geociências
  • Elaboração de conteúdos para materiais educativos e interpretativos 

 

Geoconservação

A geoconservação compreende o conjunto de técnicas e medidas (estratégias, programas e ações) direcionadas a assegurar a conservação do patrimônio geológico, não apenas no intuito de impedir a destruição dos elementos geológicos singulares, mas também de prevenir, corrigir e minimizar os efeitos que esses elementos possam sofrer. Também inclui a preservação dos valores culturais, estéticos, paisagísticos, entre outros relacionados com o patrimônio geológico, assim como sua utilização turística, recreativa e econômica (Carcavilla et al., 2012).

O estudo e desenvolvimento de estratégias de geoconservação em locais de interesse geológico, têm por objetivo: i) conservar o patrimônio geológico; ii) colaborar com a pesquisa científica e formação de profissionais na área das geociências; iii) popularizar as geociências para a sociedade; iv) demonstrar os princípios da sustentabilidade a partir da geodiversidade; v) demonstrar prática de ações de geoconservação, constituindo exemplos de boas-práticas ambientais.

SERVIÇOS:

  • Inventário e avaliação de patrimônio geológico em áreas de Unidades de Conservação, territórios municipais, etc.
  • Elaboração de plano de gestão para locais de interesse geológico em Unidades de Conservação (federais, estaduais e municipais)
  • Elaboração de plano de gestão para locais de interesse geológico de forma integrada aos objetivos da indústria extrativa mineral, durante a atividade de exploração ou na restauração de áreas mineradas

 

Geoparques

Conceito que surgiu no final do século XX na Europa, como um território, bem delimitado geograficamente, com uma estratégia de desenvolvimento territorial, baseado na conservação do patrimônio geológico, em associação com os restantes elementos do patrimônio natural e cultural, com vista à melhoria das condições de vida das populações que habitam no seu interior. São reconhecidos e promovidos pela UNESCO em parceria com a Rede Global de Geoparques (GGN, da sigla em inglês de Global Geoparks Network).

Atualmente, a Rede Global de Geoparques integra 120 geoparques em 33 países.

SERVIÇOS:

  • Inventário e avaliação de patrimônio geológico
  • Planejamento de ações de valorização e divulgação de patrimônio geológico
  • Estudo de viabilidade de projetos de geoparques
  • Preparação de candidaturas de geoparques à GGN
  • Assessoria à implementação e gestão de geoparques

 

Geoturismo

A relação entre o turismo e a geodiversidade fez nascer o conceito de geoturismo, que usa os aspectos da geodiversidade da região para promover uma interpretação ambiental e cultural da área, baseado na sustentabilidade e benefício para as economias locais.

Hose (2000) define geoturismo como a disponibilização de serviços e meios interpretativos que promovem o valor e o benefício social de sítios geológicos e geomorfológicos, assegurando simultaneamente a sua conservação para uso de estudantes e turistas.

Os serviços em geoturismo promovem ações que visam a utilização dos aspectos da geodiversidade, de forma sustentável, possibilitando a geração de desenvolvimento econômico a partir de sua visitação turística.

SERVIÇOS:

  • Inventário e avaliação de lugares de interesse geológico com potencial turístico
  • Planejamento de projetos geoturísticos
  • Elaboração de conteúdos para materiais interpretativos

 

 

 

 

HOSE T.A. European “geotourism” – geological interpretation and geoconservation promotion for tourists. In: BARETTINO, D.; WIMBLEDON, W.A.P.; GALLEGO, E. (Ed) Geological Heritage: Its Conservation and Management. Madrid, España: ITGE, 2000. p.127-146.

CARCAVILLA, L., DELVENE, G., DÍAZ-MARTÍNEZ, E., GARCÍA CORTÉS, A., LOZANO, G., RÁBANO, I., SÁNCHEZ, A. Y VEGAS, J. Geodiversidad y patrimonio geológico. Instituto Geológico y Minero de España. 2012. 21 p. Madrid. Segunda edición.